Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
ANAIS SPCPAM

Anais do Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia

Escrito por Joise Simas | Criado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 15h36 | Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 15h36 | Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2020, 22h15 | Acessos: 267

Apresentação

 

Os anais do Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia (SPCPAM) são uma publicação online, de caráter bianual. A publicação compartilha trabalhos selecionados e apresentados nos grupos temáticos do SPCPAM  realizado pelo Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores na PanAmazônia  da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus-AM.

Em sua primeira edição, realizou-se o Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia – I SPCPAM foi realizado nos dias 26 e 27 de Novembro de 2018 na Universidade Federal do Amazonas, localizada na cidade de Manaus, estado do Amazonas, Brasil. Nasceu do interesse do grupo de pesquisa Processos Civilizadores na PanAmazônia em levar à comunidade a teoria de Norbert Elias – sociólogo alemão – através de um evento de cunho acadêmico, científico e social. O evento foi divulgado nas mídias sociais e site alcançando um público de 1700 pessoas do Brasil, Estados Unidos, Itália, México e Colômbia e teve a participação de 107 inscritos, divididos entre ouvintes (57 pessoas) e de 42 trabalhos (50 pessoas) em quatro GTs discutindo temáticas referentes à Práticas Socioculturais e Processos Sociais na PanAmazônia; Pesquisa social e educação em tempos de (in)certezas: dilemas e perspectivas; Meio Ambiente, Diversidade Cultural e Comunidades Amazônicas; Esporte, Lazer e Educação Física sob a teoria de Norbert Elias.

Em sua segunda edição, o II Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia “Figurações, Interculturalidade e Relação de Poder” visa dar continuidade e ampliar as discussões no âmbito social, cultural, político, econômico e ambiental no contexto Amazônico e demais países da América Latina. Por estarmos presenciando momentos de tensões em decorrência das grandes massas de imigrantes por todo o mundo que fogem de problemas políticos e de cidadania, diante a essas adversidades, é preciso lidar com a superação dos preconceitos, problemas linguísticos e a hegemonia histórica de alguns grupos sobre outros. Numa perspectiva processual e figuracional, o evento vem contribuir no entendimento de que os seres humanos vivem em redes de interdependências funcionais, pois suas metas e objetivos desencadeiam processos sociais de longo prazo e a Amazônia não escapa disso.

 

Anais do I Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia (2018)

https://1drv.ms/b/s!AgIPMhuwa4HxfflPICGB_ZYgQb0

 

Anais do II Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia (2020)

Em breve.

Submissão aberta em: https://www.even3.com.br/IISPCPAM2020.

Mais informações: https://gppcpam.ufam.edu.br/2spcpam.html

Normas para submissão: https://1drv.ms/b/s!AgIPMhuwa4Hxe4qbJmWciqZKikQ

 

 

COORDENAÇÃO GERAL
Prof. Dr. Gláucio Campos Gomes de Matos – Universidade Federal do Amazonas

 

COMITÊ ORGANIZADOR

  • Ma. Adriana Uchôa da Costa (GPPCPAM)
  • Esp. Anne Gricelda Barbosa Oliveira (GPPCPAM)
  • Me. Antônio Lima Pinto (GPPCPAM)
  • Esp. Elisângela Monteiro Teixeira (GPPCPAM)
  • Me. Joise Simas de Souza Maurício (GPPCPAM, Doutoranda Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer - UFMG)
  • Ma. Josiani Nascimento da Silva (GPPCPAM)
  • Luana Gonzalez de Paiva (GPPCPAM, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM)
  • Marcia do Socorro de Albuquerque Oliveira (GPPCPAM, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM)
  • Taiana Santos de Albuquerque Gomes de Matos (Discente do curso de direito – Universidade Nilton Lins)
  • Esp. Tamis dos Santos Oliveira Araújo (GPPCPAM)
  • Ma. Tathiana de Alcântara Macedo Daou (GPPCPAM)
  • Adv.º Soraney Santos de Albuquerque Gomes de Matos (OAB)
  • Esp. Waldeliz de Freitas Rodrigues (GPPCPAM, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM)

 

REALIZAÇÃO

Grupo de Pesquisa Processo Civilizadores na PanAmazônia – GPPCPAM do Diretório de Grupos do CNPq. Universidade Federal do Amazonas -Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais - IFCHS. Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho - Setor NorteAv General Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I. Manaus - AM. Cep: 69077-000.
 

MAIS INFORMAÇÕES

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Visite nossas mídias sociais:
Instagram: @gppcpam

 

Fim do conteúdo da página